sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Holanda: Kinderdijk

Entre muitas características da Holanda, estão os tradicionais moinhos de vento - junto com os tamancos de madeira. E o melhor lugar para ver os moinhos de perto é Kinderdijk (ouça como se pronuncia no Google Tradutor), lá estão localizados 19 moinhos de vento que estavam funcionaram até os Anos 50. Como o país sempre sofreu com cheias,  eles tinham como função movimentar as águas dos canais até um reservatório, de forma de controlar o nível d'água.

A área de Kinderdijk é muito extensa, lá você pode passear de bicicleta ou caminhar, a entrada é gratuita. Você pode chegar lá de carro (que não pode entrar no local mas tem um estacionamento bem na frente onde ele pode ficar) ou de ônibus. Eu fui para lá de carro com minha prima e minha família, andamos um pouco até metade da metade (porque a área é muito grande) e olhe lá, para depois partir para Amsterdam - que fica pra outro post. 
Lá também da para entrar em um dos moinhos para conhecer, mas ele só fica aberto a visitação entre Maio e Outubro. 

Eu não pude fotografar os moinhos mais de perto pois não dava para chegar até eles - as pontes que ligavam a "estrada" ao lado dos moinhos estavam levantadas. Mesmo assim, peguei as fotos que melhor desse uma idéia do qual lindo é o local. 

As informações históricas e referenciais usadas nesse post foram encontradas no blog Ducs Amsterdam, onde você também pode entender mais detalhadamente a historia do local e como chegar (e achar muitas informações úteis sobre a Holanda, principalmente sobre a capital).